Sistemas de automação predial

Sistemas de automação predial

Utilizar sistemas de automação predial atualmente é quase um pré-requisito para quem deseja construir um edifício moderno, eficiente e valorizado no mercado imobiliário.

As tecnologias integradas nesses complexos trazem inúmeras vantagens para quem os utiliza e para a sociedade no geral. Por isso, entre as principais técnicas de construção civil, o uso da automação predial cresce a cada dia.

O que é um sistema de automação predial?

O sistema de automação predial trata-se de um conjunto integrado de várias ferramentas tecnológicas – computadores, softwares, instrumentos controladores – capazes de aperfeiçoar funcionalidades como segurança, energia, conforto, manutenção e flexibilidade de uso. O ideal é que ele já faça parte do projeto do edifício desde sua fundação, mas pode ser aplicado e adaptado a qualquer tipo de prédio.

O sistema de automação predial pode ser dividido em dois grupos:

  • Sistemas de supervisão e controle das utilidades: administração das instalações elétricas, refrigeração e aquecimento, instalações hidráulicas e de gás, entre outros.
  • Sistemas de segurança: proteção contra intrusão e contra incêndios, com monitoração visual centralizada.

A automação predial é utilizada no Brasil pela engenharia e construção desde a década de 1980, mas inicialmente os controles eram desenvolvidos de forma isolada, ou seja, um controle para cada unidade instalada. Havia, por exemplo, um controle para máquinas de refrigeração, outro para os condicionadores de ar e outro para os elevadores.

A partir dos anos 90, com o desenvolvimento tecnológico, foi possível integrar todos os controles, unificados em estações centralizadas. A integração do sistema de automação predial com o sistema de detecção e alarme de incêndio permite, por exemplo, que caso ocorra um evento, os sistemas de ventilação sejam acionados automaticamente e o ar condicionado desligado. Atualmente, a maioria dos edifícios brasileiros já são construídos com os sistemas integrados de automação.

Por que implementar sistemas de automação predial?

A automação predial traz inúmeros benefícios que são essenciais para um edifício moderno:

  • Todo conjunto de segurança possui um elevado padrão, com alcances múltiplos, diminuindo os riscos de acessos indevidos ao local, seus usuários e as informações sigilosas ali guardadas. A administração é centralizada, o que agiliza as comunicações e amplia sua área de atuação.
  • Há uma importante redução de consumo de energia pois existem controles adequados da rede elétrica, otimização dos usos de instalações de aquecimento e refrigeração e escalonamento eficiente das operações de utilidades.
  • O maior controle de maquinários do edifício previne problemas e agiliza a manutenção, aumentando a vida útil dos equipamentos, o que resulta em economia.
  • A produtividade dos trabalhadores aumenta, pois está diretamente relacionada com o bem-estar no local de trabalho.

Referências:

http://tecnovendas.com.br/produtos/automacao-predial

http://www.engenhariaearquitetura.com.br/noticias/121/A-operacao-de-sistemas-de-automacao-predial.aspx

 

 

Tags: , ,