As mudanças na engenharia civil e seus impactos

As mudanças na engenharia civil e seus impactos

O setor de construção civil está sempre em constante mudança, tanto pensando em melhorias, inovações e métodos menos agressivos ao meio ambiente, como, principalmente, na adaptação a diversas condições de cada região, como tipo de terreno, material, arquitetura, técnicas construtivas, mão-de-obra, custo de produção, demandas sociais, legislação etc.

Este ramo de atuação tem como característica principal a flexibilidade tecnológica e organizacional, refletindo diretamente na vida social e econômica do país.  Sendo assim, aos poucos algumas mudanças, que caminham em paralelo com o desenvolvimento econômico de cada região, vêm sido implementadas em todo mundo.

Para aqueles que acreditavam que a construção civil baseava-se apenas na construção de prédios e viadutos, esse conceito já caiu por terra. Atualmente é possível enxergar o grande impacto que o setor oferece para a sociedade.

Partindo dos pontos mais comuns, podemos observar a influência da engenharia civil mediante as novas construções de prédios que vem surgindo, esse novo conceito foi criado para atender as necessidades exigidas pela população. Se começarmos a análise pela garagem, por exemplo, hoje são disponibilizadas cerca de três vagas para cada apartamento. Como costumamos dizer, uma coisa puxa a outra e isso influencia para que as pessoas comprem mais veículos, o que acaba também contribuindo para uso do transporte particular. Se formos um pouco mais adiante, consequentemente o engarrafamento será maior e aí medidas, como construção de túneis, viadutos, alargamento de ruas e outras, precisam ser tomadas para que o trânsito flua bem.

Sugerir soluções aos problemas do país é outro aspecto que é levado em consideração. Em cidades como Boston, Dallas e Los Angeles, foram construídos parques verdes em substituições aos viadutos engarrafados. Dar alternativas é fazer com que a população possa mudar sua rotina e enxergar as coisas positivamente.

As construções estão cada vez mais modernas, rápidas e podem ser realizadas com custo reduzido, mas  no Brasil, a situação exige atenção: o país é responsável por consumir de cerca de 50% de madeira não certificada, 34% de água e ainda 40% de outros recursos naturais e energia para as construções civis. Mas, nos últimos anos o setor vem tentando driblar estes malefícios oferecendo soluções que beneficiam a sociedade e a natureza, por meio de um novo conceito: a construção sustentável.

Esta ideia é baseada em cinco conceitos básicos:

  • Projetos inteligentes: que buscam aproveitar as características do terreno, evitando mudanças bruscas, redução de custo e usando a natureza como aliada, como por exemplo, utilizando a iluminação solar natural para poupar o uso de lâmpadas quando a construção ficar pronta.
  • Redução da poluição: é natural, uma obra causa poluição. Mas, é possível reduzir este problema se o material for melhor aproveitando, evitando desperdício. Outra solução é o uso de ferramentas e estruturas inteligentes como andaimes de metal reutilizáveis, ao invés dos tradicionais andaimes de madeira, comuns na construção civil.
  • Materiais ecológicos: são várias as opções de materiais que podem ser usados para aumentar a sustentabilidade de uma construção. Entre eles: plástico reciclado, madeira de reflorestamento e concreto reciclado (concreto aproveitado a partir da demolição de outros edifícios).
  • Eficiência energética: bom pra natureza e melhor ainda para população, utilizar lâmpadas e eletrodomésticos econômicos, energia solar para aquecer a água e melhor aproveitamento do calor e do frio (que evita a necessidade do uso de ar condicionado), podem gerar um baixa de custo considerável.
  • Aproveitamento de água: o desperdício pode ser evitado por meio do uso de encanamentos de maior resistência e de modelos de torneiras mais eficiente. Além disso, nas novas construções podem ser facilmente estocadas em cisternas e caixas d’água para ser usadas em tarefas como regar plantas, lavar o chão ou então nos vasos sanitários.

Diante deste breve cenário, já é possível perceber o impacto da engenharia civil na forma de viver da população. Por este motivo, o profissional deve mais do que executar uma obra, é preciso entender qual a repercussão, benefícios e malefício de um determinado trabalho no meio onde ele é inserido. Assim, é mais fácil tomar as decisões, em busca de gerar mais qualidade de vida para as pessoas.

Baixe o Guia Gratuito Patologia encontradas nas estruturas de concreto

Tags: ,