Concreto Inflável, uma idéia inovadora

Concreto Inflável, uma idéia inovadora

Diversos investimentos financeiros e tecnológicos estão sendo realizados nas áreas de Engenharia e Construção. O objetivo é desenvolver cada vez mais técnicas transformadorasque potencializem os resultados esperados, além de reduzir os custos e diminuir a mão de obra. Uma das técnicas que vem ganhando bastante atenção do mercado é a criação do concreto inflável, uma ideia inovadora.

O processo também denominado de PFHC (Formação Pneumática de Concreto Endurecido) foi apresentado por Benjamim Kromoser e Johann Kolleggerm, do Instituto de Engenharia Estrutural – Departamento de Estruturas em Concreto, da Universidade de TU Wien, na Áustria, esse ano. O PFHC ou concreto inflável promete revolucionar os projetos de Engenharia possibilitando a execução de diferenciais nunca antes usados na Construção Civil.

Como funciona o concreto inflável?

O concreto é um material tradicional que não suporta ser flexionado devido ao seu endurecimento. Para a realização de uma curvatura é necessário o uso de complexas estruturas de madeira ou outros sistemas de apoio para suportar o concreto durante o processo de cura.

O método para criar o concreto inflável é uma inovação bem mais simples: diversas cunhas em formato de placas de concreto são inseridas sobre uma área plana. Quando o con

creto é curado, uma almofada de ar é inserida por baixo e o material é inflado. Os tendões de pós-tensionamento continuam a circundar toda a superfície adicionando tensão para proteger as lajes. Dessa forma, obtém-se uma cúpula de forma rápida e segura.

Depois de inflá-lo, é possível que algumas placas apresentem pequenas fissuras, pois o concreto tende a suportar menos flexão quando já está endurecido. Porém pesquisadores avisam que isso não compromete a durabilidade e estabilidade da estrutura e aconselham o uso de uma argamassa impermeável para evitar qualquer infiltração de água.

As vantagens do concreto inflável

O uso deste processo traz inúmeras vantagens para a construção civil:

  • Será possível a construção de complexos com até cinquenta metros de altura de forma segura.
  • O método é extremamente mais barato quando comparado com os sistemas convencionais.
  • Por ser mais rápido, o processo também contribui para um aumento de produtividade e eficiência nos canteiros de obras.
  • Necessita de pouca mão de obra, o que também reduz custos.
  • Ele pode ser empregado em diversos tipos de construções como passarelas, pontes, viadutos, túneis, conchas acústicas, edifícios e residências.

O mais importante é que o concreto inflável aumentará consideravelmente a liberdade de criação na área de Engenharia e Arquitetura, possibilitando a execução de edifícios e outros tipos de construções cada vez mais criativas e eficientes.

Referências: http://engenhariae.com.br/editorial/arquitetura/futuro-da-construcao-civil-concreto-inflavel/
http://blogdaengenharia.com/bde-explica-como-funciona-o-sistema-de-concreto-inflavel/
https://constructapp.io/pt/concreto-inflavel-saiba-como-essa-nova-tecnologia-reduz-custos-na-construcao-civil/

Fonte da Imagem: http://blogdaengenharia.com/bde-explica-como-funciona-o-sistema-de-concreto-inflavel/

Tags: , ,