Doca de Concreto Flutuante

Docas de concreto flutuante estão substituindo estruturas de aço nos estaleiros, no Havaí.

O que antes era a solução apenas para pequenos atracadouros, hoje graças a uma construtora da Cingapura – GL Engineering & Construction Pte Ltd (GL E & C) foram desenvolvidas grandes peças para navios de até 9.500 toneladas. Segundo o Lim Sing Tian, diretor geral da GL Engineering & Construction Pte Ltd (GL E & C): “Tivemos de explorar perspectivas de engenharia além dos conceitos convencionais de aplicação do concreto. Também foi preciso treinar mão de obra para atender as especificações de design e requisitos do projeto”.

As grandes estruturas podem receber três grandes embarcações de uma única vez. Possuem 15m de altura, 138m de comprimento e 46m de largura, com vão de 36m entre as paredes. O peso de cada uma são 15 mil toneladas. Foram fabricadas com graute 85 (concreto de alta plasticidade) e consumiram 320 mil m³ de concreto cada uma. Segundo o construtor, as docas podem durar até 200 anos. “Temos a intenção de apresentar a funcionalidade destas estruturas aos estaleiros dos Estados Unidos e estamos convictos de que atrairão não apenas o mercado norte-americano como mundial”, afirma Lim Sing Tian.

A durabilidade das docas de concreto flutuante é a principal característica para que em um futuro próximo substitua as de aço. Possui diversas vantagens, dentre elas: resistência, robustez, desempenho comprovado, superfície não inflamável, antiderrapante, resistência a ondas, proteção para barcos, estabilidade aos usuários, resistente à corrosão e ambientalmente amigável. No entender dos projetistas das grandes estruturas, trata-se de elementos com longa vida útil e menor volume de manutenção, o que torna seu custo mais barato – US$ 12 milhões cada uma. Comparativamente, as estruturas de aço são normalmente concebidas para uma vida útil de 20 anos e requerem manutenção regular e dispendiosa. Além da competitividade, as docas em concreto sustentável são versáteis. Podem ser usadas tanto para a construção, quanto para a manutenção de navios.

A construção das imensas docas de concreto flutuante envolveu 500 pessoas, entre operários, designers, projetistas, laboratoristas, consultores em concreto e engenheiros civis. A primeira estrutura levou 13 meses para ficar pronta – começou a ser fabricada em março de 2016. O processo de construção se estendeu desde a montagem da fôrma do concreto, pensada para ter o desenho interno de favos de mel, até o revestimento. Após a conclusão da primeira doca, 120 air bags foram inflados para colocá-la ao mar.
O sistema que usa concreto flutuante para a construção de docas não é novo. Porém, o material – até a inovação desenvolvida em Cingapura – era utilizado apenas em atracadouros para pequenas embarcações. Por outro lado, há pelo menos uma década vinha se tentando construir grandes estruturas de concreto flutuante, mas esbarrava-se em soluções como cofragem, a estrutura para sustentar as peças e especificação do concreto. Até que a GL Engineering & Construction encontrou as respostas que prometem revolucionar a Engenharia Naval.

Assista o vídeo para entender melhor o processo das docas flutuantes:

Referências:

https://www.bellingham-marine.com/products/concrete-dock-systems
http://concreblog.com.br/novo-cais-flutuante-de-concreto-no-sudeste-da-asia/
http://www.cimentoitambe.com.br/doca-concreto-flutuante/
http://www.revistafundacoes.com.br/doca-de-concreto-flutuante-substitui-estrutura-de-aco/

Fonte das Imagens:

http://www.cimentoitambe.com.br/wp-content/uploads/2017/05/Doca1.jpg
http://www.cimentoitambe.com.br/wp-content/uploads/2017/05/Doca2.jpg

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