Engenharia civil e a infraestrutura nos meios de transporte

Engenharia civil e a infraestrutura nos meios de transporte

De acordo com as pesquisas realizadas pelo Conselho Federal de Engenharia e Arquitetura – CONFEA – há um déficit de 20 mil novos engenheiros para atender a necessidade atual do Brasil. Neste cenário, existe uma demanda crescente e significativa por engenheiros de transporte.

O país apresenta uma necessidade real de melhorias nos sistemas de transportes, seja para diminuir custos logísticos, tornar a produção nacional mais competitiva no exterior e também deixá-la mais acessível para o mercado interno.

Nos grandes centros urbanos esta é uma área cada vez mais importante, já que a elevada densidade demográfica demanda um sistema integrado de transportes coletivos como metrô, ônibus, trens, trólebus, etc. Para o planejamento, execução e manutenção desses sistemas é necessário e obrigatório a participação de engenheiros de transporte.

Um engenheiro especializado em infraestrutura de transporte é o responsável pela criação e manutenção de sistemas de transportes primordiais para a mobilidade. Este profissional pode desenvolver estudos de tráfego, de estacionamento, desenho de redes de transporte público, avaliar os impactos sócio ambientais das atividades de transportes, assim como planos de mobilidade e projetos de infraestruturas como rodovias, ferrovias, aeroportos, ciclovias, etc. Eles contribuem para a melhoria da infraestrutura viária, além de zelar pela operação efetiva e segura dos transportes de bens e pessoas.

Nos últimos anos surgiu a graduação em engenharia de transporte, mas ainda assim quem domina esta área são os engenheiros civis, especializados em infraestrutura de transporte. Os cursos são bem parecidos, geralmente nos dois últimos anos que os conteúdos ficam mais específicos e mudam conforme a ênfase do curso, contendo disciplinas chaves voltadas a construção de pontes, estradas, portos, terminais, ferrovias, aeroportos, além do funcionamento da malha aérea, expansão de rodovias e outros conteúdos exclusivos.

Isso significa que se você já é um engenheiro civil, certamente já possui os conhecimentos básicos nesta área, mas para se manter competitivo e  aproveitar as oportunidades do atual mercado de trabalho é preciso investir em cursos especializados. Para a Engeduca é necessário que sejam preparados profissionais com visão integrada e sistêmica da infraestrutura dos transportes.

Matricule-se no curso para se aprofundar mais

Referencias:

http://blogdaengenharia.com/engenharia-de-transportes-e-areas-de-atuacao/

http://www.confea.org.br/

http://guiadoestudante.abril.com.br/profissoes/engenharia-do-transporte-e-da-mobilidade/

Tags: