Maior ponte sobre o mar será inaugurada na China

A maior ponte do mundo sobre águas marítimas - Nomeada de HZMB (Hong Kong-Zhuhai-Macao Bridge) - teve sua construção iniciada em 2009 e está prestes a ser inaugurada na China, na Ásia. A obra que possui 50 quilômetros, incluindo túneis, ligará Hong Kong, Zhuhai e Macaulevou. Apenas a sua pavimentação demorou em torno de três anos para ser concluída.

Uma vez que a construção da ponte foi finalizada, a previsão é que a passagem de veículos venha a ser utilizada ainda no fim deste ano, especificamente um ano após o período programado. Em novembro estima-se que a passagem já será liberada e receberá aproximadamente 40mil veículos por dia.
Para obter uma noção melhor do tamanho da estrutura, no Brasil, a Ponte Rio-Niterói, que era a segunda maior ponte do mundo no ano de inauguração, 1974, tem 13,29 km e levou seis anos para ficar pronta.
A HZMB, como citado anteriormente, possui um complexo de túneis que ocupa 6,7 quilômetros e faz a interligação de duas ilhas artificiais que precisaram ser construídas para dar suporte estrutural à ponte e permitir o tráfego de supernavios.


Ilha artificial abre passagem para o túnel submerso em águas

O concreto aplicado na obra chegou a 1,320 milhão de m³. O aço existente nas armaduras equivale a 420 mil toneladas – suficiente para construir 60 torres Eiffel. Boa parte desse volume foi usada nas peças pré-fabricadas e pré-moldadas in loco utilizadas nos pilares, no tabuleiro da ponte e na estrutura do túnel.

Uma indústria de pré-fabricados e uma central de concreto, foram instaladas no canteiro de obras da HZMB para abastecer a construção. Entretanto, a produção ficou paralisada por um ano, quando organismos de fiscalização da China constataram que o material fornecido não atendia as especificações de resistência do projeto.

Dois engenheiros-seniores foram presos, dois gerentes de laboratório, 12 técnicos de laboratório e fiscais do departamento de Engenharia Civil e desenvolvimento de Hong Kong, que eram subornados para validar os testes com corpos de prova. O caso, descoberto em 2015, obrigou que todas as estruturas pré-moldadas fossem testadas novamente, substituindo as peças suspeitas.

Comissão Independente Contra a Corrupção (ICAC, da sigla em inglês), investigou e detectou que eram produzidas amostras em conformidade com os projetos para fraudar laudos, mas que o concreto que ia para a obra não tinha as especificações exigidas. A paralisação praticamente fez o custo da ponte quase dobrar de US$ 10 bilhões, passou para US$ 19 bilhões.

A construção da HZMB também trouxe problemas de segurança. Dez trabalhadores morreram e mais de 600 ficaram feridos, totalizando 275 registros de acidentes. Na maioria deles relacionados com as escavações marítimas para a instalação do túnel e também na construção das ilhas artificiais, que juntas consumiram 9.076.300 m3 de terra e resíduos da construção para que fosse realizado o aterro em pleno mar.

A HZMB faz parte de um complexo viário que busca tirar a sobrecarga de veículos que circulam pelas três cidades, devido ao tráfego causado pelo aeroporto e o porto de Hong Kong. Além do mais a megaobra coloca a China como o país que mais concentra construções projetadas para alcançar o recorde no mundo, principalmente, as ligadas ao transporte. São chinesas a maior ponte sobre rio, a mais alta ponte sobre rio, o maior viaduto, o mais alto viaduto, o maior túnel rodoviário e o maior túnel ferroviário, além do maior aeroporto, o de Hong Kong e a maior hidrelétrica.

Assista o vídeo:

Referências:

http://www.cimentoitambe.com.br/maior-ponte-sobre-o-mar-china/
https://www.opovo.com.br/noticias/mundo/2017/08/ponte-que-passou-tres-para-ser-asfaltada-vai-ser-inaugurada-na-china.html
http://istoe.com.br/144479_CHINA+INAUGURA+A+MAIOR+PONTE+SOBRE+MAR+DO+MUNDO/

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