Terraplanagem: conceitos e procedimentos técnicos

Terraplenagem Projeto e Execução – Visão Geotécnica

Projeto Geométrico - Topografia

Na verdade, o correto é dizer levantamento planialtiméntrico cadastral (LPAC), mas corriqueiramente denominamos de topografia. Nosso objetivo, neste item, é de apresentar a importância do levantamento planialtiméntrico cadastral (LPAC) nos projetos de terraplenagem, principalmente, aqueles que nossa experiência tem mostrado como causas de erro ou patologia nas obras. O LPAC representa a obtenção das curvas de nível do terreno por interpolação através de pontos levantados no campo. Ao desenhar as curvas de nível definimos a conformação da topografia (relevo) do terreno que imperioso no projeto de terraplenagem geométrico e geotécnico (obras de terra).

Os serviços topográficos deverão atender a Norma Técnica NBR 13.1333 da ABNT (Associação Brasileira de Norma Técnicas). A contratação dos serviços deverá ser realizada sobre orientação de engenheiro civil geotécnico que deverá ter uma visão holística sobre problemas ou patologias provenientes da má condução destes trabalhos e sua afetação nos projetos e na execução das obras de infraestrutura. Dever-se-á efetuar a contratação com um Termo de Referência (por exemplo: http://dynamisbr.com.br/termo-referencia-topografia.pdf) que caso a caso deverá ser ajustado as reais características das obras e do terreno.

O marco de referência é fundamental já no primeiro trabalho de campo. Pois, será referência básica para todos os trabalhos desde estudos preliminares até locação das obras e seu acompanhamento das mesmas. Tem-se que ter em mente que o projeto deverá ser desenvolvido em pelo menos três fazes: Preliminar, Básico e Executivo. Assim também devemos ter as etapas de execução da topografia e IGG.

Baixar o conteúdo completo 

Referência http://www.dynamisbr.com.br/14092009_Manual_de_Geotecnia.pdf

Tags: