TOP 10: Construções mais sustentáveis do mundo
Escrito por Carol Vasconcellos em . Postado emBlog
É um momento brilhante para se dedicar ao design sustentável.
Locais culturais, marcos históricos, edifícios de escritórios e áreas residenciais em todo o mundo têm como missão expandir os limites tecnológicos que atendem às necessidades de nosso ambiente natural.
Muitos dos novos recursos populares permitem que a linguagem visual dessas estruturas se torne ainda mais esteticamente agradável, desde o brilho de grandes painéis solares móveis até a vegetação luxuriante dos jardins no telhado.
A maioria deles têm menos de uma década, simbolizando uma mudança incrível na forma como os novos edifícios são construídos com a sustentabilidade em mente. Fizemos uma lista com 10 edifícios que são repletos de recursos sustentáveis para reduzir as emissões de carbono e beneficiar o ambiente natural.
Torre Marco Polo, Hamburgo, Alemanha
Este edifício sustentável foi construído em 2009, e já ganhou prêmios de arquitetura e prêmios como o Prêmio Mipim, de melhor projeto residencial. A torre é um alojamento residencial dividido em apartamentos. Cada andar do edifício é girado em um eixo por alguns graus. Isso significa que cada andar se projeta sobre o andar de cima, de modo que os apartamentos ficam protegidos da luz solar direta. Coletores de vácuo no telhado, juntamente com um trocador de calor, são usados para transformar o calor em um sistema de refrigeração que é usado dentro dos apartamentos.
Bosco Verticale, Milão, Itália
Bosco Verticale (literalmente "Floresta Vertical" em italiano) é um dos empreendimentos verdes mais icônicos do mundo.
Esta estrutura majestosa oferece um par de torres residenciais que se estendem por 111 metros no céu. O exterior abriga mais de 20.000 árvores e plantas perenes.
O edifício não apenas oferece uma visão de arquitetura verdadeiramente verde, mas também foi projetado para fornecer um desenvolvimento autossuficiente e sustentável.
A energia renovável de painéis solares, juntamente com sistemas de filtragem de água para regar as plantas, ajudam a garantir que este maravilhoso empreendimento permaneça verde e vibrante.
Bahrain World Trade Center, Manama, Bahrein
O imponente Bahrain World Trade Center (BWTC) em Manama, Bahrain, é uma majestosa construção futurística sustentável.
Seu contorno icônico é projetado para aproveitar as técnicas tradicionais de sustentabilidade, posicionadas de forma que os ventos naturais alimentem três turbinas gigantes posicionadas entre as torres.
Isso permite gerar energia eólica renovável que alimenta o edifício. O BWTC foi inaugurado em 2008 e representou o primeiro edifício a incorporar esta tecnologia pioneira de turbina eólica integrada.
A tecnologia supre cerca de 15% da demanda total de eletricidade das torres! Também utiliza piscinas reflexivas na base das torres para resfriar a parte externa por meio da evaporação.
Museu do Amanhã, Rio de Janeiro, Brasil
O Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, é um museu maravilhoso e atração turística com uma visão sustentável. Este edifício, conhecido como um dos mais extraordinários do mundo, é um exemplo perfeito de engenharia sustentável.
Seu design incorpora magníficos painéis solares que podem ser ajustados para otimizar a captação de energia solar, como parte de um design que os desenvolvedores afirmam consumir 40% menos energia do que um edifício tradicional.
Esta construção sustentável fascinante também usa uma técnica de resfriamento inovadora, tirando água das baías próximas, que é bombeada através do edifício para resfriar a estrutura.
Mansão Sol-Lua, China
Este edifício é uma das maiores estruturas solares do mundo. O edifício possui um telhado em forma de leque com mais de 5000 painéis solares. O próprio edifício é usado como hotel, instalações de pesquisa, salas de reuniões e também um centro de exposições.
Phipps Center For Sustainable Landscapes, EUA
O centro de Phipps é um centro de educação e pesquisa. Este edifício tem 6 certificações verdes. As suas principais características sustentáveis incluem a forma como a energia dos edifícios é gerada por si própria com a utilização de turbinas eólicas e painéis solares, e como todas as águas pluviais captadas pelo edifício são tratadas com filtros de areia e UV. A edificação e a empresa estão focadas em mostrar a conexão entre ambientes construídos e naturais.
Pixel Building, Melbourne, Austrália
Este prédio de escritórios é a primeira estrutura neutra em carbono da Austrália. O edifício foi projetado pelo Studio505 e marcou 105 pontos no sistema de avaliação verde/sustentável da Austrália.
O prédio está repleto de recursos sustentáveis, como o sistema de redução de resíduos, a instalação de coleta de água, telhados verdes e configuração de energia renovável.
The Crystal, Londres, Inglaterra
Este edifício em Londres é um dos mais sustentáveis do mundo. O Crystal é um local de eventos que se baseia em um terreno de 18.000 metros quadrados repleto de paisagismo urbano que circunda o edifício.
O edifício é totalmente elétrico e é aquecido por bombas de calor de fonte subterrânea. Outra característica da sustentabilidade é a energia fornecida pela energia solar, que gera mais de 20% da eletricidade que é utilizada.
Torre de Xangai, China
Este edifício de 128 andares localizado no centro de Xangai foi construído em 2008 e é o segundo edifício mais alto da China. A própria torre incorpora uma variedade de recursos sustentáveis.
A estrutura foi projetada para captar água da chuva para uso interno, além disso, a torção no projeto reduz a carga do vento em 24%. Existem turbinas eólicas localizadas em todo o edifício que geram cerca de 350.000 kWh de eletricidade todos os anos.
Eastgate Center, Harare, Zimbábue
O Centro Eastgate em Harare, Zimbábue, oferece uma visão fascinante de um tipo de design sustentável conhecido como 'biomimética'.
Este conceito incrível estuda estruturas e aprendizados do mundo natural, então tenta imitá-los em desenvolvimentos feitos pelo homem, de modo a desbloquear os benefícios.
O Eastgate Center realmente se beneficia com a compreensão do que muitos podem considerar uma grande praga - os cupins! Sim, este edifício ecológico foi construído com base nas incríveis habilidades de design dos cupins.
Apesar de sua localização no clima quente do Zimbábue, onde as temperaturas podem chegar a 40 graus durante as ondas de calor, o Eastgate Center realmente funciona sem qualquer forma convencional de resfriamento de ar.
O design deste fantástico edifício foi concebido de forma que a temperatura do ar seja regulada de acordo com o fluxo que atravessa a estrutura do edifício.
Os ventiladores são colocados estrategicamente por toda parte, para garantir o fluxo de ar de forma a reduzir a temperatura interna.
Estima-se que o edifício consuma menos 10% de energia do que um edifício convencional do seu tamanho.
Extraordinárias essas construções, não é? Se você quer aperfeiçoar seus conhecimentos sobre obras e estruturas, que tal verificar os cursos da Engeduca? Temos diversos cursos, lecionados por especialistas, que podem abrir diversas portas para sua carreira.
Tags: arquitetura, construção, engenharia civil, engenharia sustentavel, sustentavel